sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Maiquinique: Nove dias depois, Sem Terras voltam a ocupar fazenda que haviam deixado


Na madrugada desta sexta-feira {02} de dezembro,vários homens integrantes do Movimento dos Sem Terra,MST,invadiram a fazenda Alegria,pertencente ao espólio de Pedro Cangussu,onde estava situado o assentamento 13 de Abril.

Segundo Alison,um dos líderes do movimento,eles chegaram na fazenda por volta das 4 horas da manhã desta sexta-feira,quando foram recebidos a bala por homens que faziam a segurança do local. Dois integrantes do MST foram feridos e encaminhados para o Hospital Municipal,foram socorridos e não correm risco de morte,os seguranças fugiram e eles ocuparam o local.  A Drª Giselle de Fátima,Juíza de direito da Comarca de Macarani e a Polícia Militar com Três viaturas,estiveram no local para tentar negocia, mais não tiveram êxito.

Os integrantes do Movimento dos Sem Terra,MST, haviam deixado a fazenda no último dia {23} de novembro,por determinação da Justiça.

RELEMBRE A HISTÓRIA.

A 8º Companhia Independente de Polícia Militar {CIPM} sob o comando do Major Serpa,fez se cumprir um mandado de desocupação dos assentamentos 13 de Abril e Filhos da Terra em Maiquinique na última quarta-feira {23}. Dirigiram-se para o local um forte aparato policial,com vários ônibus da empresa Salutaris que transportavam soldados e Oficiais de Justiça. Também foram designados,a CAESG e CAERG,várias viaturas da Polícia Militar,Polícia Civil e uma viatura do corpo de Bombeiros.

Houve uma pequena manifestação por parte dos acampados. Num ato de protesto eles atearam fogo em pneus,na rodovia Maiquinique/Itarantim atrapalhando o transito nos dois sentidos. A desocupação prosseguiu de modo pacífico e os acampados deixaram o local. Os mesmos estão acampados na praça Antônio Sérgio em Maiquinique. Na manhã dessa quinta-feira {24},tratores estiveram nos dois acampamentos para fazer as demolições das casas.

A determinação foi o desfecho de uma audiência de conciliação realizada na última quinta-feira 1º de setembro em Macarani-BA. De acordo com a Juíza Giselle Ribeiro,que ordenou a desocupação ''pacífica'',o prazo para que os integrantes do MST desocupassem as terras pertencentes ao espólio de Pedro Cangussu,já havia sido excedido desde meados do mês de agostos e que,portanto,o despejo já deveria ter sido executado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário