segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Judoca Rafaela Silva conquista primeiro ouro do Brasil na Rio-2016


A primeira medalha de ouro do Brasil no Rio-2016 finalmente saiu. Nesta segunda-feira (8), a judoca Rafaela Silva deu um show em sua cidade natal ao derrotar a oponente Sumiya Dorjsuren, da Mongólia, na final da categoria até 57 kg.

A missão não era fácil. Em cinco lutas que já fez contra a adversária, a brasileira havia vencido apenas uma e perdido outras quatro. Sem se apegar ao passado, venceu ao aplicar um wazari na oponente.

O caminho de Rafaela Silva ao ouro foi bonito. Logo na estreia, a brasileira encarou a alemã Miryam Roper. Em seguida, eliminou Jandi Kim, da Coreia do Sul. Nas quartas de final, a brasileira enfrentou a húngara Hedvig Karakas, responsável por sua eliminação em Londres-2012. 
Em todas as lutas, ela aplicou um wazari. Garantida na semifinal, a carioca sofreu, mas venceu a romena Corina Caprioriu, vice-campeã mundial, no Golden Score (tempo extra). Rafaela conseguiu um wazari sobre a oponente e avançou à final para disputar o ouro com Dorjsürengiin Sumiya, da Mongólia, e venceu.

Primeira campeã mundial brasileira pelo judô, Rafaela Silva também conquistou o primeiro ouro do país na Olimpíada do Rio. “A minha vida é o judô. Se não fosse o judô, eu estaria hoje brincando na Cidade de Deus”, disse a judoca, em entrevista à Globo, referindo-se à comunidade onde foi criada, no Rio de Janeiro.

 “Todo mundo sabe que eu nunca gostei muito de treinar, mas ninguém treinou tanto quanto eu para essa Olimpíada. Agora estou aqui, campeã mundial e Olímpica”, completou. Com informações do Correio 24 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário