quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Pagamento da 1ª parcela do abono para aposentados inicia quinta


A partir dessa quinta, o INSS inicia o pagamento da primeira parte do 13º salário de aposentados e pensionistas. 

Na Bahia, o abono anual consumirá, aproximadamente, R$ 1 bilhão, distribuído entre 1,9 milhão de idosos beneficiados. A antecipação da gratificação representa uma injeção extra de, R$ 18,2 bilhões na economia do país. 

O decreto foi publicado no Diário Oficial da União do dia 25 de julho. Ao todo, a expectativa é de que 29 milhões de contribuintes recebam o adiantamento. O pagamento acontece em duas parcelas, a primeira em agosto  e a segunda a partir de novembro. 
Chefe da divisão de benefício do INSS em Salvador, Marcelo Caetano defende que a antecipação é uma forma de ajudar os idosos beneficiários. “Isso nada mais é do que uma permissão do Direito do Trabalho para atender a uma demanda dos aposentados. 

Assim, conseguimos dar uma oxigenada nas finanças dessas pessoas”, diz. Ele ressalta, porém, que aqueles idosos que recebem benefícios como o Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/Loas)  ou a Renda Mensal Vitalícia (RMV) não têm direito ao abono anual. “Estes benefícios são assistenciais, e não contributivos”, esclarece Marcelo Caetano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário