segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Consumo exagerado de adoçantes pode ser prejudicial à saúde


O grande problema de sua utilização é que são consumidos sem nenhuma restrição. Sendo produtos artificiais, podem trazer uma ação tóxica para o organismo.

O consumo em excesso pode ocasionar alguns efeitos adversos na saúde. Existem vários tipos de substâncias que compõem os adoçantes, entre elas podemos destacar a sacarina e o aspartame. 

A sacarina é um dos mais conhecidos entre os tipos de adoçantes presentes no mercado. Ela é composta por enxofre e nitrogênio. Pesquisadores alertam para o perigo no uso dessa substância, uma vez que esta pode estar relacionada com o surgimento de câncer de bexiga em ratos. 
Já o aspartame pode estar associado ao surgimento de doenças como Mal de Alzheimer e doenças de Parkinson. Ainda pode-se relacionar o uso de adoçantes ao surgimento de câncer.

Pesquisas demonstram que o uso de adoçantes pode mascarar a quantidade real de calorias ingeridas pelo corpo, dessa forma o organismo passa a associar o sabor doce com uma baixa ingestão de calorias, sendo que o correto seria associá-lo a um aumento no número de calorias ingeridas.

Conseqüentemente o efeito emagrecedor dos adoçantes pode ser revertido em um ganho de peso. Porém, deve-se destacar a importância dos adoçantes para diabéticos. 

O consumo de adoçantes não deve ser em excesso, o usuário deve levar em consideração as quantidades recomendadas e as indicações quanto ao uso do produto, dessa forma evitam-se possíveis problemas relacionados ao uso dos adoçantes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário