sexta-feira, 5 de maio de 2017

Câmara cria comissão que pode adiar eleições presidenciais para 2020


Uma comissão especial foi criada nessa quinta-feira (4), a partir de ato assinado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). 

O colegiado vai analisar uma proposta de emenda constitucional (PEC) apresentada pelo deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), que estabelece a simultaneidade nas eleições para todos os cargos majoritários, além da duração de cinco anos dos mandatos para os cargos de presidente da República, governadores, deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores. 

Senadores teriam um mandato de dez anos. Se aprovada, a PEC permite a anulação das eleições presidenciais de 2018 e mudança da disputa para 2020, ano em que haverá eleição para as prefeituras e câmara municipais. 
Dessa forma, o atual presidente Michel Temer (PMDB) estenderia o mandato por mais dois anos. O presidente Michel Temer (PMDB) afirmou que não pretende continuar na vida política após terminar o mandato, em 2018. E também reforçou que não pretende concorrer a um novo mandato presidencial. 

"Aposentar-me nunca, jamais, mas eu não tenho intenção de continuar a atividade política, já cumpri meu papel", afirmou em entrevista à RedeTV! gravada na última terça-feira (2) e exibida na noite desta quinta (4). O advogado especializado em direito eleitoral, Ademir Ismerim, afirma que a PEC é legal, embora imoral. 

O prazo para que mudanças sejam feitas um ano antes da realização das eleições, vigente na atualidade, também pode ser modificado a partir da proposta de modo que a possibilidade legal existe. O problema é que poucos acreditam que este tipo de mudança prosperará dentro do Congresso Nacional. *Nota do Bocão News

Nenhum comentário:

Postar um comentário