quinta-feira, 27 de julho de 2017

Árbitro diz que influência externa em pênalti não existiu: "Grande injustiça"


A partida entre Santos e Flamengo, válida pela Copa do Brasil, foi o palco de uma polêmica de arbitragem. Quando o jogo estava empatado em 1 a 1, o árbitro Leandro Pedro Vuaden marcou pênalti de Réver em cima de Bruno Henrique.

No entanto, resolveu consultar o quarto árbitro e voltou atrás em sua decisão. A ação do juiz gerou protestos da equipe santista, e a possibilidade de interferência externa foi cogitada.

No entanto, durante o "Seleção SporTV", Vuaden afirmou que vem sofrendo uma "grande injustiça" e que não utilizou ajuda vinda de fora.- É uma grande injustiça que estão fazendo com um grande profissional, e eu não admito isso em qualquer que for a área. 
E deixar bem claro para todos os desportistas, que amam o futebol como eu, que estou inse rido neste processo e tenho a melhor das boas vontades. Procuro, dentro do que me é possível, com os recursos que eu tenho à minha disposição, e não são recursos eletrônicos, jamais recursos que vem de fora, tomar a melhor decisão durante uma partida.

Que fique bem claro que não houve nenhuma interferência externa. Fico chateado e me deixa muito triste quando as pessoas tentam juntar alguma coisa ou tentar manchar uma decisão da arbitragem, procurando dizer que houve interferência disso ou daquilo - disse.

Vuaden explicou qual foi o procedimento adotado durante os momentos que se passaram entre a marcação do pênalti e a consequente anulação. Ele afirmou que não estava totalmente certo de que o lance deveria ter sido marcado, mas disse que, na dúvida, resolveu apontar para a marca da cal.

- Para deixar bem claro o que aconteceu (...) eu venho em um deslocamento, há um contato. Não tenho 100% da decisão, mas mesmo assim utilizo o apito de forma tardia e acabo assinalando o pênalti. Não estou 100% convicto, mas optei por tomar (a decisão). Houve um protesto todo; também estou com essa dúvida, e qual é o recurso que eu tenho a disposição, o que eu posso fazer para tentar adicionar alguma coisa (referindo-se a consultar o quarto árbitro)?

O árbitro admite que a distância do quarto árbitro era superior à sua; no entanto, diz que o ângulo de visão da posição em que o juiz do lado de fora estava era muito melhor e que, portanto, o que o "futebol espera que seja feito" é que o árbitro consulte o recurso disponível.

A conversa definiu que houve apenas o toque na bola por parte de Réver e que, portanto, a infração precisava ser anulado. Além disso, afirmou que se precipitou ao apitar o pênalti. - A distância do quarto árbitro sim, é maior que a minha; porém, o ângulo de visão dele é melhor do que o meu. E o que eu fiz, o que eu precisava fazer, o que o futebol espera que seja feito, é buscar uma informação do quarto árbitro. Fui até ele e disse: "Me diz o que você viu". 

Ele me disse: "Estou longe, mas para mim, a impressão que ficou é que pegou só a bola". Ponto. Foi só isso que aconteceu, não fiz absolutamente mais nada. Simplesmente fui lá, anulei a marcação e reiniciei o jogo com um tiro de canto, que era como deveria ser reiniciado caso a marcação do pênalti não fosse confirmada. Houve sim, e aí eu faço uma mea-culpa, uma precipitação minha em marcar, mas era o que, mesmo de forma tardia, eu acabei optando.

Apesar da confusão, o juiz não se mostra incomodado e diz estar tranquilo em relação à escolha que tomou, além de ter reiterado que esta foi a única medida provada e que se sente de "dever cumprido".
- Eu estou com a minha consciência muito tranquila, com a sensação do dever cumprido, que é o mais importante. Mas é lógico, a disposição para esclarecer essa situação, para que não fique pairando nenhum tipo de situação complicada em querer adicionar essa decisão a algum repórter. Não. Foi exatamente isso que aconteceu, ponto final.

Curiosamente, esta não é a primeira vez em 2017 que um árbitro volta atrás em pênalti marcado contra o Flamengo. Na sexta rodada do Brasileiro, o árbitro Paulo Henrique Schleich Vollkopf fez o mesmo em lance a favor do Avaí, voltando atrás mais de um minuto depois.

Apesar da polêmica, o Flamengo acabou sendo derrotado por 4 a 2. No entanto, conseguiu ir às semifinais da competição graças à regra do gol fora de casa, por ter vencido a primeira partida.

Em caso de 5 a 2 no placar, o Santos teria avançado. Nas semifinais, a equipe carioca fará o clássico contra o Botafogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário